Criar uma Loja Virtual Grátis





Total de visitas: 408
Fonte de alimentação
Fonte de alimentação

 

A queima da fonte de alimentação é um dos problemas frequentes no Brasil, país mais atingido por descargas elétricas no mundo. É possível evitar a queima da peça utilizando bons filtros de linha ou protetores de surto, mas, depois do acontecimento, só nos resta trocá-lo. Não sabe como fazer isso? Acompanhe o passo a passo:

Atenção! Este é um procedimento perigoso que, se não tomada as devidas medidas de segurança, podem gerar danos permanentes ao computador ou a você. Se você realmente não tem ideia de como proceder ou não possui experiência no assunto, saiba que o TechTudo não se responsabiliza por acidentes que você possa causar.

Passo 1. Desligue o computador, inclusive da tomada. Nunca mexa na máquina com a fonte ligada. O risco de choque elétrico é iminente.

Passo 2. Abra o gabinete. Você vai precisar de uma chave de fenda tipo Philips (ou estrela). Basta desparafusar os dois parafusos localizados na lateral traseira direita do gabinete e deslizar a tampa para trás, conforme a ilustração abaixo:

Abrindo um gabinete convencional (Foto: Reprodução/Paulo Higa)

Passo 3. Desconecte todos os cabos da fonte de alimentação antiga. A fonte deverá estar ligada na placa mãe (dois cabos, um com 20 fios e outro com 4 fios), no drive de DVD e no disco rígido. Em alguns casos, a fonte também estará ligada a um drive de disquete e uma placa de vídeo. Os cabos deverão estar bem firmes e você precisará fazer um pouco de força para retirá-los (mais detalhes no passo seguinte).

Não toque nos circuitos do hardware. A energia estática acumulada no seu corpo poderá causar a queima dessas peças.

Passo 3.1. Os dois conectores ligados a placa mãe possuem uma trava. Você precisará pressionar o pino e então puxar o conector para cima, conforme a imagem abaixo:

Conectores da placa mãe possuem trava adicional (Foto: Paulo Higa)

Passo 4. Na traseira do gabinete, desparafuse os quatro parafusos que estão prendendo a fonte. Depois, deslize a fonte de alimentação para frente e ela deverá se soltar do gabinete.

Parafusos que prendem a fonte ao gabinete (Foto: Paulo Higa)
Fonte de alimentação removida (Foto: Paulo Higa)

Passo 5. Vamos instalar a nossa nova fonte de alimentação. Para isso, faça o inverso do passo 4. Oosicione a nova fonte dentro do gabinete e deslize-a para trás. Depois, utilize os quatro parafusos para fixá-la.

Passo 6. Conecte todos os cabos da fonte nos lugares onde os cabos antigos estavam. É importante lembrar que todos os conectores possuem um jeito certo de encaixe. Se você não estiver conseguindo conectá-los, a possibilidade de estar tentando do jeito errado é grande. Gire o conector em 180º e tente novamente. Nunca force-o.

Alguns cabos ficarão sobrando, e isso é perfeitamente normal. Apenas organize-os de um jeito que não prejudique a ventilação dos componentes internos do computador.

Conector tipo molex para o HD IDE. O encaixe é simples (Foto: Paulo Higa)

Passo 7. Feche o gabinete. Basta posicionar a tampa na lateral e deslizá-la para a frente; o inverso do passo 2.

Passo 8. Se a fonte possuir um seletor de tensão, verifique se o valor (110V ou 220V) está de acordo com a sua rede elétrica. Se você estiver tentando ligar o computador numa rede de 220V com a fonte trabalhando em 110V, ele poderá queimar.

Pronto! Agora é só pressionar o botão "power" do seu gabinete e a nova fonte de alimentação deverá estar funcionando!